Estou investindo bem?

Com a expectativa de vida do brasileiro passando de 74 anos, os investimentos pessoais passam a ser relevantes e fundamentais para garantir uma aposentadoria tranquila. Nos Estados Unidos, em torno de 80% dos investimentos pessoais são feitos por Instituições Financeiras Independentes ou Especializadas; no Brasil, a situação é inversa, mais de 80% investem seu dinheiro em Banco de varejo. Mas o investidor brasileiro já começa a mudar seus investimentos pessoais para Instituições Financeiras Independentes. Por que está fazendo? Confira abaixo!

POR QUE MUDAR A FORMA DE INVESTIR SEU DINHEIRO?

  • É preciso analisar, cuidadosamente, o que de fato o investimento está rendendo, pois a inflação, juros e taxas podem corroer todo o lucro e, até, gerar perdas.
  • Entender qual é o negócio da Instituição no qual estamos investindo o nosso dinheiro é fundamental. O negócio do Banco de Varejo é ser uma loja de dinheiro, ou seja, de um lado capta dinheiro e, do outro, disponibiliza esse dinheiro a clientes e seu lucro é aferido entre a taxa de juros de compra e venda do dinheiro. Em síntese, é uma loja de compra e venda de dinheiro. Mas uma Instituição Financeira Independente, como a XP Investimento, tem como negócio gerar “Clientes Investidores” e, para isso, tem um amplo programa de educação financeira e disponibiliza uma plataforma de investimentos com grande variedade de produtos financeiros.
  • Somente numa Instituição Financeira Independente e com uma grande quantidade de produtos financeiros tem possibilidade de melhor atender ao perfil do investidor e seus objetivos financeiros, ao longo da vida, com os produtos financeiros mais adequados ao contexto pessoal do investidor.