FUNDOS DE INVESTIMENTOS

Um fundo de investimento nada mais é que recursos captados de pessoas físicas e jurídicas de forma organizada e profissional objetivando obter ganhos financeiros aplicando o dinheiro em títulos, moedas e valores imobiliários. O fundo é organizado em condomínio e seu patrimônio é divido em cotas, cujo o valor é calculado diariamente através da divisão do patrimônio líquido pelo número de cotas em circulação.

Na constituição de um fundo de investimento temos vários profissionais envolvidos, como:

ADMINISTRADOR

É responsável pela constituição do fundo de investimento, bem como do seu funcionamento, aspectos jurídicos e pela prestação de informações à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Além disso o seu papel é defender os interesses dos cotistas.

GESTOR

É responsável pela gestão da carteira de investimento, segundo os objetivos e a política de investimento estabelecida no regulamento. Para isso define os momentos de compra e venda de ativos financeiros, faz a seleção de papéis e alocação visando o maior lucro dentro da estratégia da carteira.

DISTRIBUIDOR

É o que vai vender as cotas do fundo junto aos investidores. Isso pode ser feito tanto pelo próprio administrador do fundo, como por terceiros contratados por ele.

AUDITOR INDEPENDENTE

É responsável por fazer a auditoria junto ao fundo de investimento de forma independente, avaliando a escrituração contábil e emitindo relatórios informativos, o que geram maior credibilidade e segurança aos investidores.

CUSTODIANTE

É o responsável por guardar os ativos do fundo de investimento, responde pelos dados e informações enviadas aos gestores e administradores, ou seja, responde pelo registro, liquidação e exercício dos direitos e das obrigações dos ativos que forma a carteira de investimento do fundo.

Os fundos de investimento são divididos em categorias:

Fundo de Renda Fixa

Estes fundos aplicam a maior parte dos recursos em títulos de renda fixa com juros pós, pré-fixados ou indexados a índices de preços. Sofrem variação de rentabilidade na oscilação de juros e índice de preços, o que os leva muitas vezes a apresentarem rentabilidade diferente dos fundos DI. São considerados fundos para investidores conservadores e moderados.

Fundos DI

Estes fundos aplicam a maior parte dos recursos atrelados a indexadores a que estão vinculados, por exemplo, se aos juros, seus rendimentos variam conforme os juros, se à inflação, variam conforme a inflação. São considerados fundos para investidores conservadores.

Fundos de Multimercado

O que caracteriza os fundos multimercados, como o próprio nome já diz, é a sua composição da carteira de investimentos, que é bastante diversificada, contendo investimentos vinculados a juros e câmbio, títulos da dívida brasileira emitidos no mercado interno e externo, bem como ações. Há diversas estratégias de investimentos e ela que irá determinar a composição da carteira de investimentos.

Fundo de Ações

São caracterizados por terem no mínimo 67% de sua carteira alocada em ações e geralmente não operam em outros mercados.

Fundos Cambiais

Estes fundos têm como objetivo superar a taxa de câmbio referencial, para isso tem uma gestão ativa nos mercados de juros e câmbio.

IMPORTANTE

A XP Investimento dispõe de mais de 300 fundos de investimentos dos melhores gestores de fundos do país e tudo isso acessível pela plataforma XP, e ainda possibilita uma visualização gráfica dos rendimentos na sua carteira de investimento na XP.

Acesse diretamente os melhores fundos de investimento do Brasil em todas as modalidades. Invista em fundos de Renda Fixa, Ações, Multimercado de gestores renomados como BTG Pactual, BNP Paribas e Goldman Sachs.

Fundos de Investimentos - Advis Investimento
Fundos de Investimentos -
Fundos de Investimentos -
Fundos de Investimentos -
Fundos de Investimentos -
Fundos de Investimentos -
Fundos de Investimentos -
Fundos de Investimentos -
Fundos de Investimentos -
Fundos de Investimentos -
Fundos de Investimentos -
Fundos de Investimentos -
Fundos de Investimentos -
Fundos de Investimentos -
Fundos de Investimentos -
Fundos de Investimentos -
Fundos de Investimentos -
Fundos de Investimentos -

Abra sua conta na XP: