FUNDOS IMOBILIÁRIOS

A cultura do brasileiro é investir em imóveis por segurança e por ter sido um bom investimento ao logo dos anos de crescimento exponencial do Brasil. Agora você pode continuar investindo em imóveis de aluguel, de construção de Shopping Center, etc., mesmo não tendo muito dinheiro. Há os Fundos de Investimento Imobiliário (FII), que com pouco dinheiro você pode investir na oferta pública no lançamento de um novo fundo ou na bolsa de valores. O fundo de investimento imobiliário, à semelhança dos demais fundos, tem um gestor que escolhe os empreendimentos a investir e faz sua gestão, sendo seu custo diluído pelos cotista do fundo. Ao investir em fundos de investimento imobiliário o investidor ganha mensalmente as receitas obtidas pelo fundo e também ganha na valorização das cotas desse fundo à semelhança das ações. Em outras palavras, se você compra um imóvel e aluga, você tem o rendimento do aluguel, a valorização do imóvel (às vezes desvalorização) e os custos de manutenção dele. Semelhantemente ao adquirir cotas do fundo de investimento imobiliário, você recebe mensalmente um dividendo, tem a variação (valorização ou desvalorização) da cota do fundo e o custo da gestão do fundo. A vantagem do fundo de investimento imobiliário é que o dividendo que você recebe é isento de imposto e quando você aluga e recebe o aluguel sobre ele incide 27, 5% de imposto. Outra vantagem é que com um pequeno valor pode ser sócio de grandes empreendimentos e ainda conta com a flexibilidade de sair do fundo, ir para outro ou mesmo sair definitivamente deste investimento, o que não acontece geralmente no seu imóvel, pois nem sempre é fácil vender rapidamente o imóvel.

COMO INVESTIR?

É simples, basta você adquirir cotas no Fundo de Investimento Imobiliário em ofertas públicas ou na própria bolsa de valores. Fale conosco e vamos assessora-lo verificando os fundos disponíveis dentro do seu perfil de risco, pois há fundos de investimento imobiliário mais conservadores e outros mais arrojados. Uma vez que você esteja de posse das cotas, receberá mensalmente os dividendos dos fundos.

Confira no link os fundos disponíveis: http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/como-investir/como-investir-em-fundos-imobiliarios/

VANTAGENS

  • Participar de grandes empreendimentos imobiliários, mediante a aquisição de cotas.
  • Custo de administração diluído entre os cotistas do fundo
  • Investimento imobiliário simples, sem escrituras, certidões, ITBI, etc.
  • Com pequeno valor você pode estar presente no mercado imobiliário
  • Comercialização das cotas no mercado financeiro da bolsa de valores
  • Isenção de imposto de renda e IOF sobre os rendimentos do fundo (veja nota)
  • Diversificação de investimentos

Nota: Isenção para pessoas físicas que detenham menos de 10% da totalidade das cotas do fundo imobiliários e estas sejam negociadas em Bolsa de Valores e que tenham mais de 50 cotistas.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Ao investir em cotas de fundos de investimento imobiliário é preciso saber que nem sempre a liquidez se faz presente em todos os fundos, mesmo tendo suas cotas comercializadas na bolsa de valores, ou seja, você pode levar certo tempo para vender e além disso as cotas sofrem variação positiva ou negativa, conforme a oferta e demanda. Como todo fundo de investimento tem risco de perdas patrimoniais e não conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Abra sua conta na XP: