Fundos de Investimentos

Um fundo de investimento nada mais é que recursos captados de pessoas físicas e jurídicas de forma organizada e profissional objetivando obter ganhos financeiros aplicando o dinheiro em títulos, moedas e valores imobiliários. O fundo é organizado em condomínio e seu patrimônio é divido em cotas, cujo o valor é calculado diariamente através da divisão do patrimônio líquido pelo número de cotas em circulação.

Na constituição de um fundo de investimento temos vários profissionais envolvidos, como:

ADMINISTRADOR

É responsável pela constituição do fundo de investimento, bem como do seu funcionamento, aspectos jurídicos e pela prestação de informações à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Além disso o seu papel é defender os interesses dos cotistas.

GESTOR

É responsável pela gestão da carteira de investimento, segundo os objetivos e a política de investimento estabelecida no regulamento. Para isso define os momentos de compra e venda de ativos financeiros, faz a seleção de papéis e alocação visando o maior lucro dentro da estratégia da carteira.

DISTRIBUIDOR

É o que vai vender as cotas do fundo junto aos investidores. Isso pode ser feito tanto pelo próprio administrador do fundo, como por terceiros contratados por ele.

AUDITOR INDEPENDENTE

É responsável por fazer a auditoria junto ao fundo de investimento de forma independente, avaliando a escrituração contábil e emitindo relatórios informativos, o que geram maior credibilidade e segurança aos investidores.

CUSTODIANTE

É o responsável por guardar os ativos do fundo de investimento, responde pelos dados e informações enviadas aos gestores e administradores, ou seja, responde pelo registro, liquidação e exercício dos direitos e das obrigações dos ativos que forma a carteira de investimento do fundo.

Os fundos de investimento são divididos em categorias:

FUNDO DE RENDA FIXA

Estes fundos aplicam a maior parte dos recursos em títulos de renda fixa com juros pós, pré-fixados ou indexados a índices de preços. Sofrem variação de rentabilidade na oscilação de juros e índice de preços, o que os leva muitas vezes a apresentarem rentabilidade diferente dos fundos DI. São considerados fundos para investidores conservadores e moderados.

FUNDOS DI

Estes fundos aplicam a maior parte dos recursos atrelados a indexadores a que estão vinculados, por exemplo, se aos juros, seus rendimentos variam conforme os juros, se à inflação, variam conforme a inflação. São considerados fundos para investidores conservadores.

FUNDOS DE MULTIMERCADO

O que caracteriza os fundos multimercados, como o próprio nome já diz, é a sua composição da carteira de investimentos, que é bastante diversificada, contendo investimentos vinculados a juros e câmbio, títulos da dívida brasileira emitidos no mercado interno e externo, bem como ações. Há diversas estratégias de investimentos e ela que irá determinar a composição da carteira de investimentos.

FUNDO DE AÇÕES

São caracterizados por terem no mínimo 67% de sua carteira alocada em ações e geralmente não operam em outros mercados.

FUNDOS CAMBIAIS

Estes fundos têm como objetivo superar a taxa de câmbio referencial, para isso tem uma gestão ativa nos mercados de juros e câmbio.

IMPORTANTE

A XP Investimento dispõe de mais de 300 fundos de investimentos dos melhores gestores de fundos do país e tudo isso acessível pela plataforma XP, e ainda possibilita uma visualização gráfica dos rendimentos na sua carteira de investimento na XP.